Na rota de investimentos, Ivinhema recebe mais de 27 milhões de reais em obras para implantação da rede de esgoto. O ritmo segue acelerado.
A execução do sistema de Saneamento tem um total de 91.820,02 metros e ligará mais de 5.249 residências, além disso estão previstas a ampliação na Estação de Tratamento e Esgoto (ETE), implantação de quatro elevatórias, ou seja, equipamentos que tem o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários, através de motobombas submersíveis, entre outras melhorias complementares.
Os recursos foram destinados pela empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul). O objetivo é unificar os serviços prestados pela empresa, além de eliminar a necessidade de aberturas e escavações das convencionais fossas de resíduos, benefícios os quais não só a população ganha como também o meio ambiente.

A previsão é de que em até dois anos o município já tenha garantido e em pleno funcionamento 100% de esgoto coletado e tratado.
Juliano Ferro, prefeito de Ivinhema, acompanhou os trabalhos da Sanesul e garantiu que mais projetos então em andamento.
“Vamos trabalhar incansavelmente para fazer o bem para nossa gente” Afirma.
Para a munícipe, Conceição Lomanto, obras como essas são indispensáveis para a qualidade de vida dos habitantes, isso porque, de acordo com ela, elimina uma série de problemas.
“É muito importante a rede de esgoto. Com muitas fossas acaba contaminando o lençol freático e surgindo muitas doenças e contaminação, principalmente de giardia lamblia (infecção intestinal), sem dizer na infestação de baratas e mau odores. Esta rede de esgoto, desde que tratado, poderemos ter um controle maior sobre as pragas e contaminação”, Ressalta.