Na manhã da última segunda-feira (22), o núcleo político do Estado de Mato Grosso do Sul composto pelo Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, Presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa e o secretário adjunto de infraestrutura e ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, estiveram em visita no município discutindo pontos convergentes e alinhando ideias com produtores de leite que buscam uma solução para a baixa precificação de produtos à base de laticínios.
Na ocasião, a categoria solicitou a reativação da Associação Civil Para Produtores de Leite (Conseleite), órgão que rege estatutos próprios de produções e norteiam os preços praticados em âmbito nacional. Representando o governo Estadual, Riedel apreciou um requerimento e um abaixo assinado que anteriormente haviam sido protocolados, o qual foi apresentado as solicitações da categoria produtora rural.
Ao longo da reunião, o prefeito Akira Otsubo (MDB) juntamente com o Deputado Estadual, Amarildo Cruz (PT), enfatizaram a importância das demandas.
“O objetivo é auxiliar os produtores de leite, conhecer os seus anseios e as suas necessidades. Agradeço a presença de todas as autoridades que estão buscando juntas resolver essa situação”, destacou Akira.

Paulo Corrêa,presidente da Assembleia Legislativa, destacou a relevância que o leite traz, e observou que o produto faz parte de um programa social estadual e que a produção não deve apenas ser encarada como um mero serviço a ser oferecido.

“O leite gera emprego, fixa o homem no campo, gera renda. Queremos que todos os produtores tenham dignidade de vender e que as empresas possam adquirir o produto com um preço mínimo. Vamos colocar uma política leiteira no Estado que valorize o produto que estamos vendendo. Contem com a Assembleia Legislativa para a parte legal dessa pauta”, comenta.
Riedel, ao final da reunião com a base de produção de leite, acenou positivamente quanto às demandas, além de frisar que solicitará uma reunião com o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, para discutir a pauta de reativação da Consuleite o mais rapidamente possível.
“Vamos ter um instrumento de mercado que vai trazer justiça para a cadeia produtiva do leite, que já sofre há mais de seis meses com essa situação. O preço de referência vai diminuir esse prejuízo”, pontuou.
Eduardo ainda salientou que solicitará um encontro com entidades privadas, mas que independente do resultado desta reunião, o governo assumirá o papel de um marco regulatório e trará o protagonismo da categoria produtora de leite de volta ao mercado de Mato Grosso do Sul.
Erosão
Durante coletiva de imprensa realizada na prefeitura, Riedel afirma estar trabalhando “desde o início do ano em um projeto para a avenida Dias Barroso, que seria uma revitalização completa, e a equação de uma erosão que tem perto da estrada Boiadeira”. Ainda segundo ele, as obras, orçadas em R$5 milhões, deverá ser encaminhada para licitação no mês de dezembro, assim que os projetos forem finalizados.
Anel Viário

Outra grande solicitação municipal é a construção e implementação do anel viário para flexibilizar o fluxo de veículos pesados dentro do município. De acordo com o Secretário de infraestrutura, o projeto está na ordem de aproximadamente R$ 19 milhões a ser aplicado na construção ao longo de oito quilômetros.
“Já vamos autorizar a licitação do projeto de imediato e tão logo fique pronto vamos realizar a ordem de serviço da obra. Existem três opções de traçados e um deles atenderá melhor Bataguassu, diminuindo o tráfego de veículos pesados no centro da cidade”, comentou o secretário de Estado, que salientou que o trânsito de caminhões que trafegam pela MS- 395 e que atravessam a cidade é muito intenso, mas reforçou que a solução definitiva é o anel viário, que vai equacionar essa situação.
Sobre a importância e tamanho da obra, o Deputado Estadual, Amarildo Cruz, frisou que trará muitos benefícios para quem precisa trafegar pelo local.
“O volume de veículos diários é muito grande aqui dentro da cidade e que precisa ser resolvido, essas duas obras, tanto a revitalização quanto a construção do anel viário, ela resolve um problema muito sério na cidade que atinge toda população de uma maneira geral, então ela é uma obra determinante, ela não é só uma obra importante, ela é uma obra determinante, secretário Riedel que com certeza ela intervém direta e indiretamente na vida de todas as pessoas que moram e que vêm a Bataguassu”, explica.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) disse que para apoiar o investimento buscará construir uma Emenda Parlamentar ao Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersur) para a realização da obra. “É um momento muito feliz para Bataguassu e quem só tem a ganhar é a população com esses investimentos”.
Já o Prefeito Akira agradeceu a todos os presentes e salientou que o dia foi de grandes conquistas e avanços na área de infraestrutura para o município e para toda população.
“Estivemos reunidos com o governador aonde Doutor Riedel participou da reunião junto com o governador e ficou naquela oportunidade, o compromisso com o governo seria parceiro na administração do município e está sendo parceiro e a população de Bataguassu tem que compreender que obras dessa envergadura a prefeitura sozinha nunca teria condições de tocar uma obra, então a gente foi buscar parceria”, falou.
Akira aproveitou a oportunidade e enfatizou uma possibilidade de uma nova reunião para pautar outros novos investimentos para o município.
Eita que bom para os produtores de leite. eu achei a matéria muito bem explicada e sintetizada, não vi nenhum outro site daqui uma escrita própria e com um poder de escrita tão boa que prende atenção
Obrigado Vanessa