Representantes da Prefeitura de Bataguassu estiveram reunidos ontem, dia 25 de novembro, no gabinete municipal, com a equipe do Sebrae-MS para tratar a respeito de ações voltadas ao turismo local.
De acordo com a gerente da Unidade Regional do Sebrae – MS, Josi Signori, Bataguassu está entre os quatro municípios da Costa Leste contemplados com um plano de ação desenvolvido pela instituição para promover o turismo regional. A iniciativa que beneficiará também Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Paranaíba tem como objetivo apoiar a roteirização turística local.
Josi explica que em Bataguassu a intenção é unir os empreeendimentos de turismo localizado às margens do rio Paraná e rio Pardo na rota de pesca e lazer, em especial, no Distrito de Nova Porto XV. “O Sebrae-MS sempre apoia ações que tenham como propósito o desenvolvimento econômico sustentável dos pequenos negócios. O turismo é um eixo importantíssimo para esta finalidade”, destacou ela.
Josi explicou ainda que durante a reunião foi informado a administração municipal sobre a chamada pública para que o município possa participar do programa Cidade Empreendedora, que tem como missão alavancar o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre poder público, empresários, produtores rurais e população em geral.
Sobre o turismo, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), presente na reunião, destacou que Bataguassu possui uma vocação para a pesca e que está buscando melhorar a infraestrutura local para incentivar cada dia mais o turismo local. “Nosso objetivo é aproveitar o potencial do município e atrair mais turistas para nossa região visando a promoção e fomento do turismo local”.
Após a reunião, os consultores do Sebrae-MS acompanhados pelos representantes do município estiveram visitando os empreendimentos turísticos da cidade para identificação das rotas a serem exploradas.
Além dos já citados, participaram da reunião, o consultor do Sebrae-MS, Idevaldo Garcia Leal Júnior; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Mário Miguel; a chefe de Núcleo Municipal de Turismo, Maria Soares (Cida Baiana); o chefe de Divisão da Indústria, Comércio e Serviços, Rafael Muchon e o chefe de Divisão de Obras, Emerson Rodrigo Martins da Silva.