
Neste sábado, 25 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico.
Os profissionais, que vêm atuando na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 ressaltaram para o TV Nova News as expectativas do setor perante o período pandêmico, inclusive as mudanças de comportamento de consumo dos cidadãos bataguassuenses.
Uma das questões que vem sendo abordada pelo setor é a autorização do Ministério da Saúde para que as farmácias possam realizar as vacinações contra a Covid-19, inclusive, há diversas reivindicações do conselho, entretanto, para o farmacêutico Joiner Message, essa condição só deve ocorrer após o fim do período pandêmico.
“Acredito que quando sairmos da condição de pandemia, isso deve ocorrer. Agora pela escassez de vacinas acho difícil. Hoje as farmácias podem fazer vários tipos de vacinas, porém para isso, a farmácia deve ter autorização, além de estar capacitada com espaço físico adequado, profissionais qualificados e com aprovação da vigilância sanitária”, destacou o farmacêutico.

Em relação as mudanças comportamentais provocadas pela pandemia no ambiente farmacêutico, Joiner ressalta que diferente dos outros setores não houve queda do faturamento, porém, aconteceu uma alteração no consumo de medicamentos, como a diminuição de alguns e aumento de outros, como as vitaminas, por exemplo.
Além disso, o comércio de produtos potencializados na pandemia, como o álcool gel deve prevalecer, segundo o farmacêutico, visto que a sociedade reconheceu a importância da prevenção em pequenas ações do dia a dia, como a higienização das mãos.
Vale lembrar, que em Bataguassu as normas de segurança sanitária em proteção contra a Covid-19 ainda seguem e vigor nesses estabelecimentos, como o distanciamento dentro da farmácia, demarcando os espaços e disponibilizando álcool em gel ao clientes.
Leia mais: Câmara de vereadores repassa cerca de R$280 mil à Saúde Municipal