25 de outubro, este é a data em que se comemora a atuação do dentista no Brasil, isso porque em 25 de outubro de 1884 foi assinado o primeiro decreto n° 9.311 em que foi criado os primeiros cursos de graduação em odontologia com estreia de execução na Bahia e no Rio de Janeiro.
Um levantamento feito pelo Conselho Regional De Odontologia (CRO), aponta que apesar da grande oferta desses profissionais, o brasileiro não se preocupa com a saúde bucal ou que o Brasil ainda carece de politicas que facilitem o acesso ao dentista.
O Conselho Federal de Odontologia listou, em 2014, alguns dados e algumas causas que “emperram” a ida da população a uma consulta:
68% não sabem sequer que têm direito ao atendimento público de saúde bucal; enquanto 20% dos brasileiros deixam de fazer uma checagem por falta de orçamento, outros 1/3 não concluíram algum tratamento na rede pública por problemas com os agendamentos de consulta.
Mas você sabia que a boca desempenha um papel muito fundamental para a saúde e bom funcionamento de todo o nosso corpo?
Além de executar funções da fala e verbalização, ela cumpre um outro requisito: a mastigação, por isso, é considerada o principal meio de entrada de bactérias prejudicais a saúde, além disso a má escovação resulta em alguns problemas dentários.
A especialista em Ortodontia, Mara Gulart, explica que a má higiene bucal resulta em processos maléficos para os dentes como a formação de placas, tártaros e cáries, o que pode entrar em nosso organismo e trazer um prejuízo maior ainda ao corpo humano.
“Alguns cuidados são primordiais para evitar tais problemas como, por exemplo, a boa escovação e o uso do fio dental diariamente. Outro grande cuidado está na ingestão de alimentos balanceados. O uso de produtos que fazem parte da higiene bucal, inclusive creme dental e enxaguantes que contenha flúor.”
Para crianças abaixo de 12 anos, a especialista fala sobre ingestão de água fluoretada ou suplementos de flúor em regiões onde não possuam este mineral na água, sendo indispensável para a saúde e durabilidade dos dentes.
Um outro grande problema é o acúmulo de placa branca na língua, resultado da má escovação.
“Para prevenir a saburrosa, é recomendado fazer a escovação lingual com movimentos para trás e para frente com a escova ou com a ajuda de um limpador. A visita a um profissional é indispensável para que se possa fazer uma limpeza mais profunda”, explica.
Os efeitos do açúcar
Balas, doces, bolos, refrigerantes, entre outros, é impossível resistir às guloseimas tentadoras, não é mesmo? Mas, os açúcares nos dentes podem provocar certas ações e não ser notadas imediatamente. O consumo em excesso e a longo prazo provoca cárie, e abre portas às infecções com a ação de desgaste da proteção natural do dente, é o que a doutora explica.
A especialista também fala sobre a forma correta de realizar uma boa escovação.
“Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e inferiores, escove as superfícies dos dentes tanto as internas como as externa e as superfícies de mastigação. Para ter um hálito puro, escove também a língua, por ser um local onde muitas bactérias ficam alojadas e não se esqueçam de finalizar a higienização com um fio dental que pode ser usado antes ou depois da escovação e após as refeições principais”, ressalta.

Sobre a importância do dia do dentista, Mara revela que é uma honra atender pacientes e fala sobre a importância deles na vida de cada profissional, além de poder agregar histórias, experiências e novos valores que agreguem na profissão.
“Não há alegria maior que um sorriso de gratidão pelo nosso trabalho. Ser dentista é ter dedicação, amor, concentração e alegria para fazer milhares de sorrisos felizes e a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz e colocar Deus à frente de tudo, é isso que amo fazer”, finaliza.
E você? Gostou dessa matéria? Que tal compartilhar nas redes sociais e ajudar a manter a saúde bucal de quem você mais ama?
Por: Jeferson Silva