O município de Bataguassu recebeu no último dia 19 de setembro, o projeto Feira Segura desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar-MS para viabilizar a continuidade das feiras livres com segurança em decorrência da pandemia da Covid-19.
No município, de acordo com agente de Comercialização Senar-MS, Cláudia Matos, foram atendidos 29 feirantes. Conforme balanço, houve um faturamento bruto entre todas as barracas de R$ 14.253,50.
Participaram da ação, uma equipe de mais de 10 técnicos do Senar-MS além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde.
Os feirantes durante a feira estiveram identificados com os kits disponibilizados pelo Senar-MS composto por avental, boné, luva e máscara descartável; álcool, banner para por preço dos produtos e banner com as orientações de biossegurança para evitar o contágio pela Covid-19.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve presente na ação agradeceu a parceria do Senar-MS pela realização da atividade no município.

Aos feirantes, Akira destacou a importância do empenho dos produtores para que prossigam na atividade e para que haja diversidade de produtos e qualidade além de um bom atendimento voltado aos clientes. “Queremos que a feira livre se fortaleça cada vez mais em Bataguassu e que os produtores rurais tenham aumento em suas rendas. As orientações do Feira Segura são necessárias para que os feirantes possam se profissionalizar ainda mais, gerando mais emprego, renda e produção”, disse o prefeito na ocasião.
O projeto Feira Segura tem como objetivo orientar a organização e a realização de feiras de comercialização de produtos alimentícios e conscientizar os participantes de feira livre de maneira segura de comercializar seus produtos tomando todos os cuidados necessários para prevenção da Covid-19 de modo a viabilizar o escoamento da produção agropecuária fresca, garantindo à população o abastecimento.
CAPACITAÇÃO

Antecipadamente a realização do lançamento da Feira Segura, os feirantes passaram por uma capacitação no dia 17 de setembro realizada na sede do Sindicato Rural.
Foram mobilizados em torno de 27 profissionais, que receberam treinamento próprio para o evento e material cedido pelo Senar-MS para organização na feira livre.
Os feirantes receberam ainda orientações sobre a importância de utilizar os protocolos de biossegurança como, por exemplo, manter o distanciamento entre barracas e entre clientes e feirantes; uso obrigatório de máscaras e preferencialmente também de luvas; higiene e limpeza dos produtos comercializados entre outros temas.
Estiveram presentes na atividade, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Mário Miguel e demais servidores da pasta.