Através de um trabalho social e voluntário, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Maria Aparecida Maia, tem percorrido diversos pontos do município de Bataguassu em busca de pessoas em situação de rua para promover o acolhimento.
Maia conta que através da parceria com empresários locais, um hotel foi preparado para abrigar os moradores principalmente em função da queda brusca de temperatura registrada nos últimos dias.
A secretária que já atua na área social antes mesmo de ocupar o cargo disse que visitou nos últimos dias sete pessoas em situação de rua em Bataguassu.
“Nessas abordagens, elas tem recebido alimentação, doação de cobertores por meio da Prefeitura de Bataguassu e apesar de esforços para que elas fossem passar a noite no hotel, elas não tem aceitado irem para lá”, explicou a secretária, que lembrou que os custos do hotel serão pagos de forma voluntariada.
Maia comenta que instituições como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram comunicados da disponibilidade do hotel e que caso recebam qualquer informação de pessoas em situação de rua irão prestar atendimento e orientação.
A secretária observa que através de subvenção com o município, a instituição Casa de Acolhida Sagrada Família também presta atendimento a pessoas em situação de rua no município durante o dia, oferecendo alimentação (café da manhã, almoço e janta), espaço para higienização (banho / limpeza de utensílios, roupas) e doação de roupas.
É trabalhado ainda a conscientização dos moradores de rua para que se recuperem do vício da bebida e das drogas.
Para mais informações, a Casa de Acolhida Sagrada Família fica localizada na rua Ribas do Rio Pardo, 769, centro.